O Olival

Terra de muito sol e pouca chuva, o Alentejo sempre foi uma das regiões de Portugal mais propícias ao cultivo do olival. A oliveira é indissociável das paisagens do Mediterrâneo e o lugar do azeite na alimentação dos povos mediterrânicos perde-se na noite dos tempos.

Sabemos que a cultura da oliveira chegou à Península Ibérica pela mão de Fenícios e Gregos e que a produção de azeite foi fortemente impulsionada pelos Romanos. Mas é em tempos bem mais recentes, no início dos anos 90 do século XX, que a Organização Mundial de Saúde reconhece estudos científicos que atestam os benefícios para a saúde e o bem-estar da dieta mediterrânica, na qual o azeite é a principal gordura.

É desse contexto e da familiaridade com uma cultura que há séculos faz parte da paisagem alentejana que nasce, em 1998, a decisão de reconverter e ampliar o olival já existente nas herdades da RG Rovisco Garcia. Aos 10 hectares de olival tradicional, com a variedade Galega, vieram somar-se as variedades Picual, Arbequina e Maçanilha, em 70 hectares de olival intensivo que se estendem até às margens da barragem do Maranhão, com vista para a Vila de Avis.

Em 2019, face aos bons resultados obtidos em mais de uma década de produção, é feito novo investimento em mais 18 hectares de olival em sebe, com azeitona Arbequina, no Monte Novo, junto à ribeira que atravessa a Herdade. Nesta data, a Rovisco Garcia passa a contar com quase uma centena de hectares de olival.

Tal como as áreas florestais e o olival, também a vinha da RG Rovisco Garcia é explorada de forma sustentável, ao abrigo do programa de Produção Integrada

DSCN4532
olival-grelha-2
olival-grelha-1
olival-grelha-3

Produção Integrada

A Produção Integrada é um sistema agrícola de produção de produtos agrícolas e géneros alimentícios de qualidade, baseado em boas práticas agrícolas, com gestão racional dos recursos naturais e privilegiando a utilização dos mecanismos de regulação natural em substituição de factores de produção, contribuindo, deste modo, para uma agricultura sustentável.

A aplicação deste modo de produção traduz-se na produção de bens agrícolas de alta qualidade e reconhecidos por respeitarem as exigências das normas nacionais e internacionais relativas à qualidade do produto, segurança alimentar e rastreabilidade, associadas aos serviços ambientais que incorporam. Fonte: Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR).

producao1
producao2

O Azeite

Das análises laboratoriais conclui-se que o azeite é maioritariamente composto por ácidos gordos monoinsaturados (70%), dos quais se salienta o ácido oleico. Entre as suas propriedades, destaca-se o papel que tem na redução do mau colesterol (LDL) e na manutenção dos níveis do bom colesterol (HDL). Outros componentes igualmente importantes, como as vitaminas E e A e outros compostos fenólicos, conferem-lhe efeitos antioxidantes.

Elaborado exclusivamente a partir das azeitonas dos nossos olivais, o azeite Rovisco Garcia é um azeite virgem extra de qualidade superior, rico em nutrientes, polifenóis e vitamina E.

O aroma, de azeitona verde e erva, revela-se intenso e muito fresco. A baixa acidez resulta da colheita, no momento certo, de azeitonas sãs, que são processadas a baixa temperatura no próprio dia em que são colhidas.

Finalmente, e para preservar todas as suas propriedades originais, o azeite Rovisco Garcia é embalado sem filtração.