O Que Ver
O ano 2000 marca, de uma forma simbólica, um ponto de viragem na RG Rovisco Garcia. É o ano da reintrodução nas herdades do corço, espécie autóctone do território que à data se encontrava extinta. Enquadrada num conjunto de medidas de defesa do meio ambiente, de enriquecimento da biodiversidade e da regeneração natural, é o emblema vivo de uma estratégia de diversificação de actividades e de diminuição da dependência de produtos do montado.
Seguiu-se a certificação do sobro e do pinhal manso da área florestal das herdades do Monte Novo e Conqueiro, pela sustentabilidade da sua gestão. Passam a ostentar a divisa de Wildlife Estates, que distingue a nível europeu as propriedades de elevado valor para a conservação dos recursos naturais.
A divulgação e a comercialização dos produtos RG Rovisco Garcia, nomeadamente os azeites e vinhos, despertou o interesse pelas suas origens e pela possibilidade de visitar as herdades. Em 2009, a presença numa feira internacional de vinhos proporcionou o contacto com o mais antigo e mais importante parceiro da RG Rovisco Garcia na área do Turismo de Natureza, o viajante, escritor, activista e operador turístico norte-americano Rick Steves.
Como Ver
As visitas às herdades têm por base uma lógica de partilha do nosso património natural e cultural, dos valores e métodos de produção sustentável e da fruição de uma experiência única e autêntica de contacto com a Natureza.
Sensibilização, formação e degustação são as componentes principais de todos os programas, prioritariamente concebidos para grupos e que, com antecedência, podem ser adaptadas a cada Cliente.
Um passeio pelo montado de sobro num confortável atrelado, em modo de safari, proporciona ao visitante um contacto próximo com este ecossistema único e com a gestão responsável do seu impacte ambiental. Partilhamos a nossa parte de uma história de gerações em torno do negócio da cortiça, da sua importância económica e da sua relação com a indústria vinícola. Pelo caminho, abordamos a importância de culturas e actividades complementares como o pinhal manso, a vinha, o olival, a criação de gado e a caça.
Ao longo deste percurso torna-se evidente a valorização do binómio que constitui o fundamento de todas as actividades da empresa e da marca RG Rovisco Garcia, as duas faces da nossa moeda: de um lado as funções económicas e sociais do montado de sobro, do outro o seu elevado valor ambiental.
As degustações dos produtos das herdades, nomeadamente os azeites e os vinhos, são o complemento lógico e natural dos passeios pelo campo. Podem ser enriquecidas com a experiência de outras iguarias da cozinha caseira, criando momentos inolvidáveis de convívio e de puro prazer das coisas da terra.